Chávez, Mercosul, Jesus e o Evangelho

31 de outubro de 2009

Está nos jornais. Para nosso vizinho Hugo Chávez, o Brasil é o próprio Reino de Deus na terra, enquanto nosso presidente, o próprio Jesus, ao anunciar as boas novas de entrada no MERCOSUL ao governo venezuelano. Tudo coerente, tudo profeticamente planejado, tudo estrategicamente pensado...
Doutos em estratégia, talvez estudiosos, curiosos, ou apenas porta-vozes, argumentam que, estando no MERCOSUL, será mais fácil levar a democracia à Venezuela, melhorar suas instituições, sua economia, etc., etc. Puro messianismo. Tudo biblicamente coerente.
Ora, ninguém, em sã consciência, pode ser contra a nação venezuelana, ou cubana, ou iraniana, ou norte-coreana... Claro que não. E muito menos Jesus... Mas em toda a história, são inúmeros os exemplos de repulsa de determinadas nações a determinadas atitudes de determinados governantes, com conseqüências às vezes trágicas para muitos países. Exemplos claros disso foram o Paraguai de Solano Lopes, a Alemanha de Hitler, a Itália de Mussolini, a América de George W. Bush, só para citar alguns.
Não se trata de uma opinião político-ideológica, mas de uma mera análise estratégica. A intenção de um ator estratégico tem que ser conhecida por seus aliados, concorrentes ou colaboradores. A negligência nessa análise pode ser muito prejudicial. Se não agora, no médio ou longo prazo, daí a necessidade de recorrer a especialistas competentes, inclusive a teólogos, como parece o caso.
Se é assim, qualquer acadêmico ou estudioso de estratégia ou geopolítica pode perguntar: o que o Brasil quer com o apoio às intenções de Hugo Chávez? Se a receita para seu país é a de Cuba, qual é a vantagem visualizada por nossos estrategistas, em aceitar mais esse membro no MERCOSUL? Deve haver uma resposta além das profecias escondidas nos Evangelhos. Deve haver respostas por trás das parábolas... Nossa incredulidade nos leva a pensar em rompimento de cláusula democrática, cubanização, fim do bloco, e outros medos comuns a nós, homens de pouca fé...
O que nos salva... Que sorte a nossa! É que Jesus está do nosso lado...

1 comentários:

Médico de Almas disse...

Não precisa dizer mais nada... Deus é mesmo brasileiro.
O pior é se ele começar a acreditar que é Deus mesmo... Será que já não está acreditando?
Parabéns mais uma vez.